As radiografias odontológica impressa podem trazer desvantagens se comparadas às de modelos digitais.
A alta tecnologia trouxe vários benefícios aos dentistas, pois o raio x dental auxilia na visualização e diagnóstico preciso.
É notável que hoje estamos muito mais avançados que antigamente e isso nos permite cuidar de forma precisa dos dentes e suas anormalidades.
A internet veio para auxiliar nesse quesito, pois o mundo digital permite armazenar as imagens dos exames de radiografia odontológica na nuvem e posteriormente compartilhar com os interessados, diminuindo assim a burocracia das impressões. Além disso carregar pastas cheias de documentos é uma atividade que os dentistas e muito menos os pacientes têm disposição hoje em dia.
Se podemos contar com serviços digitais, por que imprimir? Nesse artigo iremos listar 3 desvantagens de trabalhar com impressão de exames odontológicos.
1 – Prejudica o ecossistema gerando lixo
Radiografias odontológica impressa tendem a ficar obsoletos com o tempo e precisam ser repetidos para manter em dia a condição bucal do paciente e isso gera dezenas de arquivos físicos que precisam ser descartáveis posteriormente para não gerar acúmulo de material.
Sem contar que além do exame temos que contar com os envelopes, pastas e sacolas para transportar ou até mesmo armazenar e isso gera mais ‘lixo’.
Como alguns materiais demoram a se decompor, o dentista, o paciente ou o profissional da radiologia deve se responsabilizar pelo descarte correto.
A impressão digital não gera lixo e consequentemente não agride a natureza.
2 – Radiografia odontológica impressa está ultrapassada
Como falamos acima, a evolução digital fez com que os exames físicos de odontologia se tornassem ultrapassados e obsoletos.
As imagens, exames, comprovantes e registros digitais, hoje, possuem tanto valor legal quanto qualquer outro documento físico. E a LGPD, que já está em vigor, vem para reforçar ainda mais os direitos e deveres dessa realidade.
3 – Influência na produtividade
É fato que os exames físicos de radiologia na odontologia exigem mais processos que os digitais, pois após o paciente realizar o exame é necessário que o profissional de radiologia inicie o processo de impressão do exame.
Os processos para impressão envolvem a organização de envelopes, pastas e etiquetas, além da realização do laudo e toda logística de distribuição.
Esse processo pode ser moroso e impacta diretamente no atendimento do dentista e na paciência do paciente.
Impressão de Exames de Imagem Odontológica é Regressão!
Isso mesmo, clínicas de radiologia odontológica que ainda fazem o uso de impressão de exames estão ficando para trás.
Em meio a tantos equipamentos robustos de imagem é quase que inadmissível não optar pelo exame digital.
A tomografia computadorizada odontológica é um exemplo de como os exames estão sendo realizados de maneira eficaz, rápida e precisa. Além disso, ela disponibiliza imagens digitais em 3D de toda a arcada dentária do paciente. Imagina imprimir todo esse laudo?
Lembre-se sempre que a tendência é que novas soluções surjam para otimizar processos repetitivos, e como não citar a Inteligência Artificial, que pode estar presente desde a padronização de templates à sugestão em laudos e exames cefalométricos.
Exames digitais são sustentáveis, baratos e ágeis. Além disso, os pacientes estão cada vez mais preocupados em escolher o melhor. Então, não perca tempo com as impressões e ofereça uma experiência única em exames de radiologia odontológica.
Na Radiodonto nós contamos com profissionais altamente capacitados para te proporcionar conforto e tranquilidade na hora de realizar o exame.
A Radiodonto possui diversos exames de imagens como: