Antes de realizar qualquer procedimento nos seus dentes o dentista irá solicitar um exame de imagem para poder investigar a condição da boca do paciente. E você sabe qual a diferença entre tomografia e radiografia?
Se você chegou neste artigo você saberá mais sobre esses exames e entender suas diferenças. Confira!
Como Funciona a Tomografia?
A tomografia computadorizada odontológica ou TC, é um exame que tem imagens tridimensionais (3D) que são reconstruídas em 3D através do computador.
O dentista solicita o exame de tomografia em questões bem específicas como: analisar tumores, pequenas fraturas, cistos, entre outros.
Além da verificação de anormalidades no pacientes, através dela é possível ver as estruturas ósseas, os dentes e os tecidos moles.
Divisões da tomografia:
Fan beam
Esse tipo de tomografia, o feixe sai em formato de leque e reproduz imagens em cortes axiais. Após ler todas as imagens o computador as reproduz em definição 3D. Infelizmente esse tipo de exame libera muita radiação e é um dos motivos de não ser tão utilizado hoje em dia.
Cone beam
A Cone Beam é um tipo de tomógrafo mais moderno, sua imagem é em alta definição e pode ser 2D ou 3D. Os raios x são em formato de feixe, além disso o aparelho faz um giro de 360° em torno do paciente. A radiação é bem baixa e ele permite que as imagens sejam editadas, descartando aquilo que não é relevante para o dentista.
Como Funciona a Radiografia?
A radiografia obtém imagens através do raio x. Existe a radiografia indireta e a direta:
Indireta (CR)
A radiografia indireta é mais “morosa”, pois existem mais processos. O equipamento possui um chassi que comunica com a placa. Essa placa digital recebe os raios x para leitura e depois ela é colocada em um leitor que transfere as imagens para um computador.
Direta (DR)
Na radiografia digital direta o método é mais simples, pois não é necessário tantos processos. As imagens que são geradas pela placa digital são transferidas diretamente para um computador.
A radiografia digital permitiu uma melhor resolução das imagens e como são enviadas para o computador, é possível realizar alterações e ajustes, sem contar que o nível de radiação é bem menor.
Diferença Entre Tomografia e Radiografia?
Existem mais diferenças entre a tomografia e a radiologia, iremos citar algumas a seguir:
O objetivo de cada aparelho para exames: a tomografia é ideal para analisar estrutura em quem irá realizar o implante dentário ou detectar alguma condição clínica na arcada dentária, como os cistos e tumores. Já a radiografia traz uma imagem mais simples que é bastante utilizada em tratamentos de cáries, canais e oclusões dentárias.
Valor do exame: a radiografia, por ser um exame de imagem mais simples, é mais em conta. A tomografia por ser tratar de um exame complexo, uma tecnologia mais avançada costuma ser um pouco mais caro que a radiologia.
Tecnologia dos exames reproduzidos: A tomografia é bem mais moderna comparada a radiografia, pois a tecnologia é mais avançada, as imagens são projetadas em 3D e o resultado sai em altíssima resolução.
Exposição à radiação ao realizar o exame: por mais que a radiologia tenha diminuído a exposição à radiação, a tomografia é mais segura, pois é possível regular a radiação e pode ser feito em mulheres grávidas sem riscos.
Converse com o seu dentista a respeito.
A Radiodonto possui diversos exames de imagens como: