Indicações da Tomografia Dentária

Muitas são as dúvidas quando o assunto é tomografia dentária . Sabemos que a tomografia odontológica é um exame de radiação que possibilita a reprodução tridimensional em um computador das estruturas da cavidade bucal e de regiões adjacentes, como estruturas anatômicas, ossos, seios da face, entre outras. Afinal, quando é indicado esse exame? Nesse artigo nós iremos desmembrar essa questão. Vamos lá?

Quais São as Indicações da tomografia Dentária

Já falamos anteriormente que a tomografia odontológica é um exame que utiliza raios-x para produzir imagens tridimensionais da boca e dos dentes. Ela é um método não invasivo que permite que os dentistas visualizem com precisão as estruturas ósseas e os tecidos moles da boca. Ela é indicada como forma de auxílio no diagnóstico e no planejamento de intervenções em diversas especialidades odontológicas. Abaixo iremos falar mais sobre cada uma dessas especialidades!

Cirurgia

Em alguns casos de cirurgia as radiografias convencionais nem sempre são suficiente para detectar a localização dos elementos, por isso a tomografia odontológica é o exame mais completo que auxilia nessa visualização. Com o exame de tomografia odontológica em mãos é possível ter imagens tridimensionais do corpo em três planos axial, coronal e sagital, eliminando as sobreposições e fornecendo uma melhor capacidade de diagnóstico.

Ortodontia

Na Ortodontia, a tomografia dentária é utilizada para localizar os dentes inclusos, para a avaliar o nível de reabsorção de dentes adjacentes à caninos impactados, para planejar cirurgias ortodônticas, para analisar o crescimento craniofacial e para estimar a idade da arcada dentária. Além de todas essas possibilidades, com as imagens da tomografia dentária, é possível  visualizar a espessura do osso alveolar de suporte e a sua remodelação após a movimentação dos dentes no tratamento ortodôntico.

Outras imagens que podem ser obtidas através da tomografia dentária são: avaliação da dimensão transversal das bases apicais e reabsorção radicular após expansão rápida maxilar, mensuração da largura da sutura palatina, visualização das vias aéreas superiores, avaliação cefalométrica e o exame da articulação temporomandibular (ATM).

Implantodontia

Na Implantodontia, a tomografia odontológica é primordial para analisar a anatomia craniofacial, planejar o tamanho e espessura dos implantes, verificar as dimensões maxilares, avaliar a possibilidade de colocação de implante imediato e visualizar a morfologia da parede óssea. Além disso, a tomografia dentária é indicada para evitar complicações com implantes previamente colocados.

Periodontia

Na Periodontia, a tomografia dentária pode ser utilizada para avaliação das condições de contorno alveolar; para identificar de maneira precisa a periodontite apical; para verificar a relação entre a ponte óssea e raízes dos dentes vizinhos e sua condição periodontal; para analisar as relações entre a crista óssea alveolar e os dentes e a espessura e nível das tábuas ósseas que recobrem os dentes por vestibular e lingual, além de mapear lesões de furca.

Odontopediatria

Na Odontopediatria, a tomografia dentária é de extrema importância, pois ela detecta de maneira precoce alterações no desenvolvimento e na erupção dentária, anormalidades e patologias, além da verificação da relação entre o germe dentário permanente e os dentes de leite (decíduos).

Endodontia

As radiografias convencionais, por ser bidimensional, faz com que as imagens não sejam precisas nos tamanhos das raízes e na morfologia dos canais. Com a tomografia dentária é possível ter acesso a imagens em três dimensões principalmente nas que exigem a localização de canais radiculares, reabsorções, lesões periapicais e fraturas.

Tipos de Doenças que a Tomografia Odontológica Detecta

tomografia odontológica computadorizada auxiliar no diagnóstico doenças bucais. Iremos analisar abaixo alguns dos tipos de doenças que ela detecta:

Tumores Odontogênicos Malignos

> Carcinoma ameloblástico;
> Carcinoma intraósseo primário;
> Carcinoma odontogênico de células claras e fantasmas;
> Carcinossarcoma odontogênico;

Tumores Odontogênicos Benignos

  • Epiteliais:
  • Mistos:
  • Mesenquimais/Ectomesenquimais:

Cistos Odontogênicos de Desenvolvimento

> Cisto dentígero;
>Cisto periodontal lateral;
> Cisto gengival;
> Cisto odontogênico glandular;

A tomografia odontológica é capaz de detectar inúmeras doenças e a lista é extensa. Quando o cirurgião dentista suspeita de alguma lesão a tomografia dentária é a opção mais segura e o primeiro exame que ele indica. O diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar essas doenças.

 

Conclusão

Investir em uma tomografia odontológica é a melhor opção para quem quer detectar e tratar doenças bucais. Ela é uma ferramenta moderna na odontologia, além de ser é segura e eficaz oferecendo imagens tridimensionais precisas e detalhadas.

A Radiodonto é referência em exames Odontológicos, encontre uma unidade mais perto de você e solicite um orçamento. Trabalhamos com equipamentos de última geração, para trazer qualidade nas imagens!

Nossos Exames de Imagem Odontológico

Radiografia panorâmica digital

Radiografia para Seios da Face

Radiografias Periapicais

Radiografias Inter Proximais

Exames de imagem odontológico:

Raio X Dental e Tomografia Odontológica Radiodonto.